Início Arquitetos O que é produtividade no trabalho e como atingi-la

O que é produtividade no trabalho e como atingi-la

38
0

Fazer mais com menos é a essência do que é produtividade no trabalho. Veja definições completas e dicas para atingi-la ao máximo!

Produtividade no trabalho é a relação direta entre a quantidade produzida de determinado produto ou serviço divida por algum insumo ou recurso necessário para sua confecção.

Por exemplo:

  • Nossa produtividade é de 500 telefones fabricados por dia.
  • Nossa consultoria precisa de 50 homens/hora para fazer este projeto.
  • Consumindo “tantos” kilowatts conseguimos entregar 300 placas de circuito.

Portanto, o desafio da produtividade é entregar mais quantidade de algo, usando a menor quantidade de recursos possível. Mas é preciso ficar atento ao nível de qualidade que sua empresa quer atingir.

Fazer mais com menos é a essência da produtividade.

Simplesmente produzir um monte de coisas, mas com baixa qualidade, pode não ser o objetivo de sua empresa.

Por exemplo: O McDonald’s e o Burger King com certeza produzem muito mais hambúrgueres por hora que uma hamburgueria mais artesanal e com outra proposta, focada em sabor superior e ambiente refinado.

Por isso, para entender corretamente o que é produtividade no trabalho, é preciso levar em conta o posicionamento e a oferta de valor de sua empresa, isto é, qual o nível de serviço que se quer entregar ao seu cliente.

Mas é preciso ter cuidado ao se definir a medida da produtividade. Quanto maior a qualidade, mais insumos e tempo serão necessários, o que não significa, necessariamente, que a produtividade no trabalho de sua empresa é pequena, mas que é adequada ao nível de serviço e satisfação do cliente que seu planejamento estratégico determinou.

O que é produtividade no trabalho no dia a dia e como atingi-la

Como dissemos, o primeiro passo é definir este “trade off” está na escolha estratégica entre quantidade e qualidade.

Em seguida, existe uma série de maneiras de fazer a produtividade no trabalho aumentar, como treinamentoscomissões, fazer a escolha correta de líderes e estilos de liderança no trabalho, melhorar o ambiente da empresa e o clima organizacional, incentivos etc.

Vamos apresentar a seguir algumas outras formas de aumentar a produtividade laboral, complementares a essas e mais ligadas à tecnologia e processos de gestão.

Fonte: https://www.agendor.com.br/blog/o-que-e-produtividade-no-trabalho/

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui