Início Arquitetos O mercado de trabalho, os impactos da tecnologia e as tendências de...

O mercado de trabalho, os impactos da tecnologia e as tendências de carreiras

21
0

Olhando para trás, especialmente nos séculos 19 e 20, as novas tecnologias exerceram um grande papel de mudança nos negócios e na forma de emprego de inúmeras pessoas. Boa parte delas trabalhavam na lavoura quando algumas máquinas foram introduzidas, forçando-as a se movimentarem em direção ao setor industrial.

Não tardou e um novo movimento foi observado nas indústrias quando a automatização delas fez com que os trabalhadores fossem deslocados para o setor de serviços. Como forma de explicitar esse movimento, na década de 50 nos Estados Unidos o setor industrial representava cerca de 40% dos empregos, hoje esse número não supera a marca dos 5%.

No Brasil, especialmente na década de 80, grandes transformações tecnológicas foram experimentadas, e um grande exemplo desse movimento foi o setor bancário. Era o setor de serviços experimentando as grandes transformações propagadas pela tecnologia. Isso resultou na implantação de inúmeros caixas eletrônicos, Internet Banking, aplicativos e demais funcionalidades. Mesmo com uma forte expansão que o setor bancário experimentou nesse período, não foi possível conter a redução do quadro de funcionários, que desde então caiu pela metade.

Diante desse cenário de grande transformação, como avaliar se minha carreira corre riscos? Segue abaixo algumas importantes reflexões:

Mercado de trabalho acirrado

O cenário econômico no Brasil emite sinais cada vez mais fortes de que esse ano de 2015 será bastante difícil, com uma possível recessão batendo em nossa porta. Alguns setores da economia, como as montadoras e autopeças, já dispensaram milhares de pessoas e os programas de demissão voluntária já fazem parte de alguns setores.

Com a economia “andando de lado”, como garantir emprego para um contingente médio de 800 mil jovens por ano entrando no mercado de trabalho? Vale ressaltar que em 2014 foram gerados somente 150 mil novos postos de trabalhos, um dos piores resultados dos últimos dez anos. Resultado: como existe uma oferta muito grande de profissionais, isso força para baixo os salários, sem contar a grande concorrência percebida.

Fonte: https://canaltech.com.br/carreira/O-mercado-de-trabalho-os-impactos-da-tecnologia-e-as-tendencias-de-carreiras/

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui