Início Arquitetos 7 formas inteligentes de aumentar seu foco e produtividade

7 formas inteligentes de aumentar seu foco e produtividade

56
0

Advogar não é fácil. Você deve estar sempre “ligado”, sempre prestando atenção em tudo e em todos, e isso pode ser extremamente cansativo. No turbilhão de informações e coisas a fazer, é muito fácil se perder e, ao final do dia, perceber que muito pouco foi realizado.

Distrações, preocupações, excesso de tarefas e pouco descanso não só atrapalham sua atuação, fazendo com que você tenha menos foco e diminua sua produtividade, como são péssimos para a sua saúde.

Acredite, você pode se manter à frente da competição, dando o máximo de si mesmo, sem necessariamente trabalhar infinitas horas. Afinal, produtividade é a combinação de planejamento inteligente e esforço contínuo.

Por isso, separamos 7 dicas para você adotar o quanto antes e transformar sua rotina de trabalho:

1- Pratique meditação

Muitos estudos afirmam que meditar resgata nossa capacidade de estar presente, desenvolvendo uma maior habilidade de atençãocoerência e criatividade, além de maior persistência para atingir nossos objetivos. Os benefícios da prática meditativa são inúmeros, incluindo a redução dos sintomas de depressão e ansiedade.

Escolha um momento do dia para praticar e crie o hábito. Não precisa tomar muito tempo da sua rotina, qualquer 5 minutos em que você possa simplesmente respirar e focar apenas nessa respiração já o ajudará bastante.

2- Esqueça os e-mails pela manhã

Pela manhã é quando você tem mais energia e capacidade de foco, e responder e-mails nesse horário só irá gastar essa energia. Assuntos urgentes costumam ser resolvidos por telefone, então não se preocupe.

O ideal é designar intervalos de 2 horas entre uma checada e outra na caixa de entrada. Fora desse período, resista à tentação.

3- Divida seus objetivos em metas menores e mais alcançáveis

Quando se tem apenas um grande objetivo em mente, é comum que a pessoa fique frustrada e perca o foco quando, por mais que faça coisas, não enxerga nenhum resultado imediato.

Defina seu objetivo principal e si inspire por ele, mas o divida em pequenas metas alcançáveis, que podem ser realizadas no prazo de um dia ou semana. Corte o que for sendo feito da lista, você irá perceber como isso ajuda a aliviar o estresse e ansiedade.

4- Alterne entre ritmo pesado e ritmo leve

O método Pomodoro é um método comprovadamente eficiente, pois ele exercita o cérebro de forma a “esticar” e “relaxar”, fazendo com que a pessoa consiga mudar de um ritmo pesado para leve e vice-versa com facilidade.

Funciona assim: Coloque um alarme para despertar em 25-30 minutos e, durante esse tempo, foque completamente em uma única tarefa. Quando o alarme disparar, faça uma pausa de 5 minutos e reinicie o processo. A cada 4 “pomodoros” (2 horas), faça um intervalo maior de 15 a 30 minutos.

Este método irá ajudá-lo não apenas a manejar melhor o seu tempo, como melhorar sua capacidade de concentração.

5- Deixe a gratificação para depois

Algumas obrigações do trabalho são tediosas, e estabelecer um sistema de recompensas é importante para que você se mantenha focado e motivado, mas que tal postergar essa gratificação?

Pessoas que conseguem adiar recompensas imediatas conseguem focar mais no objetivo final, sem se distrair. Deixe se “torturar” um pouco mais, e a sensação de vitória ao final será muito mais prazerosa.

6- Faça exercício físico

Realizar atividades físicas também é uma forma muito eficaz de melhorar sua capacidade de concentração. Não é necessário gastar horas na academia, até pequenas caminhadas ao longo do dia já serão o suficiente para recarregar seu cérebro e capacidades mentais e emocionais.

Lembre-se: quanto mais saudável o seu corpo estiver, melhor ele responderá às suas necessidades.

7- Se planeje e prepare para o dia seguinte

Antes de dormir, reflita e defina o que você pretende realizar no dia seguinte. Coloque lembretes em lugares estratégicos para não esquecer. Planeje como irá realizar tal tarefa e já deixe preparado o que for necessário. Você irá perceber como seu dia será muito mais simples e produtivo.

E você, já usa alguma dessas práticas? Tem mais uma dica para acrescentar que funcionou com você? Compartilhe com a gente!

Fonte: https://www.ultimatum.com.br/7-formas-inteligentes-de-aumentar-seu-foco-e-produtividade/

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui