Gazeta das
Cidades
Cinegazeta Dia a Dia Esoterismo Mochilão Diversão Aos40 Gente
Agenda Curiosidades Fotos História Links Turismo Notícias

Novo posto do Detran facilita a vida dos motoristas

foto: fabiano marçal

Daniel Campos reconhece as vantagens do novo posto de vistoria do Detran/RJ

foto: fabiano marçal

Emissão de gases poluentes também é controlada no posto do Alto da Serra

foto: fabiano marçal

A vistoria é minuciosa: itens de segurança do veículo são inspecionados

foto: fabiano marçal

Modernas instalações permitem mais agilidade no processo de vistoria

foto: fabiano marçal

Os usuários saem do posto com os documentos do veículo prontos

Imprima esta página

 

Fonte: Arquivos da Gazeta

Voltar

Cinco meses depois de inaugurado, o novo posto de vistoria do Detran em Petrópolis, que funciona na Rua Conde Celso Afonso, 466, no Alto da Serra (próximo à Escola das Comunidades Santo Antônio) é bastante elogiado pelos usuários. Anteriormente, as vistorias eram feitas na rua Aureliano Coutinho, próximo à antiga 105ª DP, no meio da rua e sem nenhuma segurança para os motoristas nem para a equipe do Detran.

O chefe do posto de vistoria, Daniel Luiz Simões Campos fez uma avaliação positiva do trabalho desenvolvido pelo órgão nas novas e modernas instalações. “A idéia do presidente Francisco Neto é facilitar a vida do usuário. O mínimo de tempo que o usuário necessitar ficar no posto é o ideal. O lema de todos os funcionários é este: atender bem todos os usuários, com rapidez e eficiência, para que as pessoas não percam tempo de trabalho ou de outros compromissos”.

Com capacidade de atendimento para até 280 veículos por dia, a unidade de Petrópolis, na Região Serrana, prestará aos usuários serviços como primeira licença, licenciamento anual, transferência de propriedade, segunda via de documentos dos veículos, comunicação de venda, além de inclusão e baixa de alienação, entre outros.

A irregularidade mais comum entre os itens de segurança vistoriados anualmente pelo Detran é em relação ao estado de conservação dos pneus. “O usuário às vezes não entende que o pneu é um item básico de segurança do veículo. O pneu em mau estado de conservação pode causar graves acidentes”, alerta Campos. O trabalho de vistoria leva em média 40 minutos e os usuários já saem com os documentos na hora, caso não o veículo não caia em exigência. Outro diferencial do novo posto de atendimento.

Outro tipo de vistoria realizada pelo Detran é a Aferição de Gases Poluentes. Os veículos da “frota-alvo”, ou seja, utilitários, táxis, vans, kombis escolares, ônibus e caminhões (principalmente os que possuem placas de cor vermelha), obrigatoriamente, precisam passar pelo teste anual. Os veículos não podem ultrapassar 0,5mg/kilo de poluentes. “Caso os veículos estejam desregulados, os motoristas têm um prazo de 48 horas para se adequar à norma. Isso vale para qualquer item identificado como inadequado no processo de vistoria”, explicou o técnico de controle de vistoria, Luiz Antônio Romão.

Uma equipe de 43 pessoas trabalha no posto, 36 deles envolvidos diretamente com o trabalho de vistoria e divididos em dois turnos de trabalho. O posto funciona de segunda a sábado. O horário de atendimento de segunda à sexta feira é de 9h00 ás 12h45 e de 13h30 às 18h00. Aos sábados, o atendimento acontece de 8h00 às 13h00. Para agendar as vistorias o motorista pode entrar no site do Detran, no endereço www.detran.rj.gov.br ou ainda ligar gratuitamente para o telefone 0800-20-4040, serviço que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h00.

USUÁRIOS SATISFEITOS
O despachante Luiz Carlos Vedovani, um dos mais conceituados de Petrópolis, avaliou positivamente o atendimento no novo posto de vistoria do Detran no Alto da Serra. Segundo ele, o atendimento é “nota 10” e a equipe é muito atenciosa. “Não tenho o que reclamar. Chego de manhã para acompanhar os meus clientes e todos são atendidos com muita cortesia”.

OPERAÇÃO CURITIBA
A Secretaria Municipal de Fazenda de Petrópolis desencadeou a “Operação Curitiba” no início desse ano para coibir o emplacamento de veículos em outros municípios, principalmente em Curitiba, que oferece vantagens e descontos no IPVA para os proprietários de veículos automotores. O resultado da operação foi satisfatório. De acordo com o Detran, aumentou em 20% o índice de pedidos de transferência de veículos.

Estima-se que 2 mil veículos circulem em Petrópolis com emplacamento irregular. A Secretaria de Fazenda também está encaminhando notificações a despachantes, donos de agências e concessionárias. “Emplacamento irregular em outros estados é crime. O imposto que deixa de ser arrecadado seria utilizado em melhorias para nosso município. A recomendação é que transfiram seus carros para Petrópolis, caso não queiram ser punidos”, alertou o secretário municipal de fazenda, Paulo Roberto Patuléa.

2008  - © GAZETA DAS CIDADES - Trazendo o que há de bom na região até você. Todos os direitos reservados

CONFIRA COMO ESTÃO AS CONDIÇÕES DO TEMPO NA CIDADE